Como aumentar o engajamento orgânicamente no Facebook e no Instagram

O poder das redes sociais para gerar atenção é cada vez mais importante no Marketing Digital. Um exemplo disso é o Facebook, a plataforma social mais visitada do planeta.

É possível aumentar o alcance orgânico neste ambiente? A resposta é sim, mas há o que saber quais técnicas aplicar e quando.

Crescimento orgânico nas redes sociais

Primeiro: compartilhe conteúdo de qualidade

Tão simples quanto parece. O valor do conteúdo será o primeiro passo para gerar aqueles desejados para “como” e outras reações. Isso pode funcionar em duas direções: os conteúdos externos ligados no Facebook e também aqueles gerados exclusivamente para esta rede social. Portanto:

  • É aconselhável vincular as entradas do blog corporativo que geram mais interesse com uma breve introdução que convida os seguidores a clicar nesses links. Isso será benéfico para SEO social e, portanto, irá gerar tráfego orgânico.
  • A grande variedade de formatos de conteúdo funcionará perfeitamente neste ambiente social. Infografia, GIFS e vídeos ajudam a gerar interesse e ganham novos seguidores. Além disso, cada um deles pode suportar uma idéia central expressa em texto, então você precisa usar a imaginação para combinar os formatos que são necessários.
  • A originalidade das informações vinculadas é essencial para aumentar o escopo do mesmo.

Transmissão ao vivo e seus ótimos benefícios

Esta ferramenta, cada vez mais popular no Facebook, oferece a oportunidade de se aproximar dos seguidores de forma prática e divertida. Ele também gera muito interesse e pode impactar positivamente as conversões. Portanto:

  • É necessário respeitar o tempo da audiência, pelo que cada transmissão deve ser pontual. Às vezes, fazê-los aguardar alguns minutos irá gerar expectativa, mas não abusá-lo a qualquer momento.
  • A condução do vídeo ao vivo deve ser responsável por pessoas com carisma e domínio do assunto. Eles não precisam ser profissionais, mas eles têm uma capacidade natural de transmitir idéias através do diálogo e a paciência necessária para resolver dúvidas.
  • No caso de uma conferência ser transmitida que, por sua vez, tenha sua própria audiência no respectivo local físico, além dos usuários que irão apreciá-lo através do Facebook, deve ser mencionado durante a transmissão e convidar o último a enviar seus cumprimentos e perguntas ao longo do evento.

O valor das reações: como tirar proveito delas?

Cada marca no Facebook sonha em ter milhares e até milhões de “curtir”. No entanto, quanto mais observadores usam o poder de outras reações (tristeza, raiva, risada, amor e espanto) para gerar conteúdo deles. Que conclusões podem ser tiradas disso?

  • O marketing emocional ajudará a gerar mais atenção no Facebook e, portanto, obter mais seguidores muitas destas técnicas são utilizadas por empresas escialistas no marketing das redes sociais. A necessidade de agradar um segmento mais amplo da audiência ajudará a gerar conteúdo que eles amam e amam, enquanto que em outros casos pode tristeza, raiva, divertir e surpreender.
  • É vital prestar atenção à qualidade das reações, ou seja, uma grande quantidade de “diversão” gerada pelo conteúdo humorístico é excelente. Não será a mesma situação quando essa reação for obtida devido à falta de credibilidade do link, por exemplo.

Da mesma forma, a reação “me irrita” é normal quando se trata de notícias desagradáveis ​​não relacionadas à empresa, mas representa um sinal de alerta se for causado por uma enorme inconformidade atribuível à marca.

Em conclusão: as reações no Facebook oferecem feedback valioso que você precisa aproveitar para gerar novos conteúdos e fazer ajustes na estratégia sempre que necessário.